09 julho 2009

Graphene, o material mais fino do universo e o mais forte já medido

E diretamente do McClatchy Newspaper chega ao MondoGuerra o Graphene. "Imagine uma folha de carbono que tem espessura de apenas 1 átomo, mas é tão resistente quanto o diamante e conduz eletricidade 100 vezes mais rápido que o silício dos chips de computador. Isso é o graphene, a mais recente maravilha saída dos laboratórios de ciência de todo mundo".

Pelo menos isso é que diz o artigo publicado hoje na Yahoo! News. A Science News também publicou artigo, falando que o material "ganha status de líquido quase perfeito". De acordo com Robert S. Boyd, escritor do artigo no McClatchy Newspaper, "o graphene é, assim como o diamante, puro carbono. Ele forma uma malha de átomos com seis lados que, através de um microscópio eletrônico, se assemelha a uma colméia. Apesar de sua força, é tão flexível quanto uma embalagem plástica, e pode ser amassado, dobrado ou enrolado".

Rod Ruoff, pesquisador de graphene da Universidade do Texas, disse que está confiante de que "haverá muitas aplicações comerciais", e completa, "começaremos vendo dispositivos híbridos - com maior parte feita em silício, mas que terão partes em graphene também".

Abaixo, um vídeo com a apresentação do material, feita pela DigInfo na NanoTech 2009.



*A tradução é livre, feita por Pedro Guerra. O termo graphene, entretanto, não foi traduzido e permaneceu em itálico.

1 E você, o que tem a dizer?:

Dr.Gonzo disse...

Até que enfim mudaste a quilometragem deste nome!

No Deu na Tv eu tô tentando arrumar, tá tudo muito grande. Vai melhorar!
Cevas sextya gordim?