27 julho 2009

Interface de Tatuagem Digital

E os loucos por tecnologia podem começar a economizar. A notícia não é nova, mas quem ainda não viu vai ter o que pensar. Já imaginou como seria ter um apêndice cibernético subcutâneo? Ou seja, um dispositivo tecnológico implantado debaixo de sua pele? Bem, Jim Mielke escreveu para a Core77.com um artigo muito interessante, falando sobre a Interface de Tatuagem Digital. MondoGuerra traduziu o texto dele pra você dar uma lida. E não esqueça de votar na enquete sobre implantes tecnológicos.

A base de 2x4 polegadas da Interface de Tatuagem Digital é um dispositivo Bluetooth feito com fino e flexível silício e silicone. É inserido [na pele] através de uma pequena incisão como um tubo enrolado, e então é desenrolado para ficar alinhado entre pele e musculatura. Através da mesma incisão, dois pequenos tubos são conectados do dispositivo numa artéria e numa veia, permitindo o sangue fluir até uma célula do tamanho de uma moeda que se abastece de sangue – convertendo glucose e oxigênio em energia elétrica. Depois que o sangue flui para dentro pela artéria, flui para fora através da veia.

Nas superfícies superior e inferior do display há uma matriz produtora de pixels. A superfície superior também permite controle touch-screen através da pele. Ao invés de tinta, o display usa esferas microscópicas, e certa forma similares à tinta da tatuagem. Um material sensitivo nas esferas muda suas cores de claro para escuro, alinhado à matriz.

O display da “tatuagem” se comunica sem-fio com outros dispositivos Bluetooth – tanto aparelhos que estão no mundo externo quanto outros dentro do corpo. Apesar de estar sempre ligado (enquanto houver sangue circulando), o display pode ser ligado e desligado com um apertar de botão na pele. Quando o telefone t
oca, por exemplo, um indivíduo pode ligar o display e a tatuagem cria vida como um vídeo digital de quem está ligando. Quando a ligação termina a tatuagem desaparece.

E você, o que acha de implantes subcutâneos? Dê sua opinião em nossa enquete. Se precisar de mais espaço, use os comentários para dar sua opinião. MondoGuerra garante que, se depender apenas da vontade, virará um robô inteiro antes que se possa dizer Isaac Asi--bip bip!


Qual sua posição quanto a implantes biotecnológicos?

Tenho aversão total. É um abuso contra a vida.

Nunca faria, mas cada um é dono de si.

Não há como escapar disso. No futuro será normal.

Gosto da ideia, mas tenho medo do que possa ser feito.

Sou completamente a favor. Usarei todos que puder.


0 E você, o que tem a dizer?: