07 julho 2009

Giallo, o novo thriller de Dario Argento

E enquanto a gente espera pelo cartaz de Alice no País das Maravilhas, podemos ver tranquilamente o trailer do novo longa de Dario Argento, o mestre do terror italiano. O thriller se chama Giallo (o equivalente italiano para 'amarelo') e conta a história de um investigador italiano que ajuda uma comissária de bordo americana a encontrar sua irmã, sequestrada por um serial killer. Simples, né? Mas não o subestime.

O esquema de juntar italianos e americanos em tramas que misturam suspense e assassinatos em série continua uma marca do diretor, como em Prelúdio para Matar (Profondo Rosso, 1975). Esperemos que outros aspectos marcantes de Argento também apareçam. A bem lembrar, o uso de insetos e bichos asquerosos (como em Phenomena, de 1985) e a agressividade gráfica de mortes sanguinolentas e perturbadoras (aqui poderíamos citar qualquer filme dele, mas ficarei com o clássico Suspiria, de 1977).

Profondo Rosso (75) | Phenomena (85) | Suspiria (77)

Giallo
é, de fato, um filme muito importante na carreira de Argento. Seu nome, pra quem não sabe, faz referência aos livros de novelas policiais, que envolviam assassinatos em série, policiais manjados e mulheres seminuas sendo perseguidas e cruelmente mortas. Muito famosos naquela época, os livros costumavam ter a capa amarela e, quando diretores como Mario Bava, Lucio Fulci e o próprio Dario Argento começaram a criar obras com roteiros simples e estética forte com cores saturadas e música hipnotizante, a comparação foi inevitável.

O filão giallo foi fundamental para o cinema fantástico, fazendo brotar a semente gore dentro do terror e inspirando uma geração inteira americana, que saturou o mercado com sua própria versão (menos refinada) do nicho, conhecida como slasher. Os últimos trabalhos de Argento não foram os melhores de sua vida. Seja pela idade ou pela falta de orçamento e apoio, Giallo é, sim, um filme importante em sua história. O longa, ainda sem data prevista de lançamento, poderá ser o pilar que sustentará sua filmografia ou o terremoto que fará tudo vir abaixo.

Pra ver o vídeo em tamanho total, dá um pulo aqui.

2 E você, o que tem a dizer?:

Dr.Gonzo disse...

Qui phoda né?!
Ca*&¨&%$%o que massa!

Dr.Gonzo disse...

Vale lembrar que o Argento foi co-roteirista em Era uma vez na América e ... no Oeste, do Sergio Leone.